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5 campanhas incríveis de marketing de influência


Imagem: Artem Varnitsin Descrição: Influenciadora digital de maquiagem gravando vídeo.


Uma das principais estratégias de marketing do momento é o marketing de influência. O que é marketing de influência? É a ação de promover produtos, marcas e serviços por meio dos influenciadores digitais (pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais e exercem influência sobre eles). Desse modo, influenciadores digitais produzem conteúdo sobre a marca e publicam em suas redes sociais, principalmente no Instagram. Não é a marca que produz o conteúdo, é o digital influencer, assim como a publicação não é postada no feed da empresa. No post "Por que desenvolver parcerias com influenciadores digitais?, expliquei como definir o prestígio e as sete categorias do digital influencer.


Você já deve ter percebido que cada vez mais artistas, intelectuais, escritores, entre outros estão abertos a desenvolver parcerias pagas com as marcas. Ou seja, eles são contratados para produzir conteúdo sobre um produto ou serviço nas suas redes sociais. Quais são as vantagens para as empresas? As marcas têm a oportunidade de alcançar um público (possível cliente) totalmente novo. Por isso, apostar em influenciadores digitais negros, indígenas, asiáticos, portadores de deficiências mentais e físicas, comunidade LGBTQI+, plus size, entre outros é uma tendência, já que muitas marcas até um tempo atrás não criavam ações para tais audiências.



Dessa forma, cinco campanhas de marketing de influência destacaram-se por pensar em diversidade e inclusão e contratar influenciadores digitais diversos.




A cerveja holandesa foi uma das patrocinadoras do reality show Big Brother Brasil (BBB) 21. Durante a final do programa, a marca fez parceria com vários influenciadores digitais , muitos deles pertencentes às ditas minorias. A psicóloga e humorista Lorrane Silva, a Pequena Lo, foi uma das escolhidas para a ação.

Com mais 4 milhões de seguidores no TikTok e 3 milhões no Instagram, a humorista , que é PCD (pessoa com deficiência), tendo uma síndrome rara que os médicos nomeiam de displasia óssea

, atrai o público pelos vídeos com humor e tem feito muitas #publis. Até um tempo atrás, dificilmente veríamos uma marca de cerveja contratar uma mulher para divulgar a bebida, não é? A cerveja sempre esteve associada aos homens, embora as mulheres também apreciem (e muito) a bebida.





Para lançar a nova fragrância da marca, a Lancôme fez algumas parcerias de marketing de influência. Mulher negra e mãe de primeira viagem, Ingrid é um dos principais nome do ballet brasileiro. Para o dia das mães, Ingrid foi contratada para produzir duas publicações para o perfume, um deles um belíssimo vídeo.

Em 1988, ao ser entrevistado para o documentário O Brasil Negro, produzido pela Fundação Padre Anchieta, o publicitário Ênio Mainardi disse "Eu, pessoalmente, não botaria um preto nos meus comerciais porque eu acho que o preto desvaloriza o produto anunciado (...) as poucas vezes que o preto apareceu num comercial, ele apareceu pra compor politicamente... E mais: o negro não quer ser negro, né?". Essa fala demonstra como a área de marketing e comunicação foi por muito tempo (e ainda é) racista.

Desse modo, a Lancôme, marca francesa de luxo de perfume e cosmético, faz parceria incrível com a Ingrid Silva, rompendo com as ideias racistas de publicitários como o Mainardi. A bailarina valorizou ainda mais o lançamento do perfume La Vie Est Belle Soleil. Negro tem muito orgulho de ser negro.




A marca de Whisky Escocês Chivas Regal fez parceria de dia das mães com a atriz Taís Araújo e sua mãe. Assim como a cerveja, o whiskhy sempre foi uma associada aos homens de classe média alta e ricos. Dessa forma, é interessante observar que a marca rompe estereótipos de gênero e de raça ao promover essa ação de marketing de influência com duas mulheres negras.

Além disso, a atriz brasileira tem mais de 11 milhões de seguidores no Instagram .




A marca de moda Amaro contratou a travesti e produtora de conteúdo Alina Durso para uma campanha de marketing de influência. Com 53,2 mil seguidores no Instagram, Alina fez um post carrossel com fotos e dois vídeos e ela ficou lindíssima com a coleção de inverno da Amaro.

A ação reforça que mulheres trans e travestis são mulheres e ponto.




Além de ser garoto propaganda da Avon, Lucas Penteado foi contratado pela marca de cosmético estadunidense para uma #publi. Rompendo com os padrões de gênero, o ator promoveu em seu Instagram um esmalte com as unhas pintadas com ele. Homens também usam maquiagem e esmalte.



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