Como adequar o negócio com a LGPD?
- Acento Comunicação
- 20 de abr. de 2021
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Crédito: Christina @ wocintechchat.com
Segue trecho do texto , a "Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural" . Em outras palavras, a lei visa proteger os nossos dados de serem usados por empresas e governos.
Embora a lei tenha sido criada em 2018, só entrou vigor dois anos depois em 18 de setembro de 2020. Dessa forma, as empresas digitais ou não que atuam no país precisam se adequar a LGPD. A principal ideia da lei é que nossos dados sejam coletados, armazenados com segurança e utilizados pelas empresa com responsabilidade.
Mesmo com a LGPD, em janeiro de 2021, 223 milhões de brasileiras (os) tiveram seus dados vazados (CPFs, data de nascimento etc) e nada (ou muito pouco) pode ser feito.
Como adequar a sua empresa para a LGPD e garantir aos clientes e usuários que os dados que elas (eles) cedem para você estarão seguros?
- Só é possível coletar e armazenar dados pessoas, como nome, endereço, telefone, número de documentos e endereço de e-mail com autorização das (os) donas (os). Dessa forma, quando solicitar qualquer dado pergunte à (ao) dona (o) o que você (sua empresa) pode fazer com ele: enviar e-mail, WhatsApp, newsletter etc.
- Crie política de privacidade. Nesse sentido, é preciso informar quais dados vão ser usados e por quais razões. Ou seja, tem que ser muito claro sobre o que a sua empresa vai fazer com os dados das (os) usuárias (os)
- É importante estipular quais pessoas dentro da sua empresa podem ter acesso aos dados. Além disso, não ceder os dados das (os) clientes para uma empresa de amigas (os) ou parentes.
- Não coletar e armazenar dados de menores de idades.
Portanto, é essencial que ter responsabilidade com os dados das (os) usuárias (os) e clientes.
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