O que é storytelling?
- Acento Comunicação
- 14 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2024
É arte de contar histórias.

Antes da escrita, os seres humanos já dominavam a destreza de inventar e narrar histórias.
O Storytelling é uma das estratégias de marketing de conteúdo. Nesse sentido, o storytelling é a forma de criar histórias que atraiam, seduzam e encantem os leitores. Para isso, as histórias podem ser contadas em textos, vídeos, imagens e ilustrações.
Por que o storytelling pode ser ótima estratégia para as empresas nas redes sociais? A técnica mexe com a emoção dos leitores que guardam na memória a publicação.
Quais são os elementos para criar uma boa história? Mensagem, ambiente, personagem e conflito.
Mensagem - Principal ponto da storytelling. É o texto informativo e criativo que a marca deseja contar na história sobre o produto, o serviço ou a própria empresa. Precisa ser marcante para que desperte o interesse e emoção dos possíveis clientes e faça com eles guardem a história na memória.
Ambiente - Para que os leitores se conectem com a história, é preciso descrever o local e o tempo onde a narrativa se desenvolve.
Personagem - Protagonista da história, é ela que percorre a jornada da narrativa, ou seja, é a personagem que enfrenta o conflito e emite a mensagem.
Conflito - A história precisa ter um conflito (problema) que a personagem terá que resolver.
Por fim, um bom storrytelling precisa ser muito criativo e tentar fugir dos clichês.
Comments