top of page

Os erros das marcas com produtores de conteúdo negres


Crédito: @WOCInTech


Desenvolver parceria com influenciador digital e produtor de conteúdo para promover uma marca, produto ou serviço é excelente estratégia de marketing e comunicação. Entretanto, para obter bons resultados é preciso fazer um plano estratégico com objetivos e público-alvo bem definidos como expliquei no post "Por que desenvolver parcerias com influenciadores digitais?".


Nos últimos dois anos, a tendência para o marketing digital é o posicionamento das marcas sobre para causas sociais e ambientais. Com os movimentos Black Lives Matter, muitas marcas têm contratado produtoras/produtores de conteúdo negras /negros como estratégia de inclusão de diversidade marketing e de comunicação.


No entanto, várias empresas brasileiras ainda não contratam influenciadoras (es) negras (os) para as suas #publi e, quando são questionados por não terem diversidade em suas campanhas e ações de marketing digital, criam uma "lista negra" de produtoras (os) de conteúdo que se posicionam e apontam a falta de diversidade das marcas. Em outras palavras, em vez da empresa reconhecer suas limitações e planejar ações verdadeiramente diversas, essas pessoas não são mais contratadas. É sem dúvida uma estratégia horrível para silenciar as críticas.


Por fim, a população brasileira é formada por maioria não-branca (pretos, pardos, indígenas e amarelos), mas muitas empresas continuam ignorando esse público e perdendo um potencial enorme de novos negócios.





Comments


bottom of page